quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

                  POLICIAMENTO SEGURANÇA EDUCACIONAL: EDUCANDO AS CRIANÇAS DE HOJE, PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR O ADULTO DE AMANHÃ.

             O que vemos hoje na nossa sociedade é o crescimento de casos de violências dentro dos estabelecimentos de ensino no país. Esses fatos são causados por males que destroem a nossa sociedade, como o uso de drogas dentro e fora desses locais, o crescimento do Bullyng que persegue e assusta aqueles alunos mais frágeis e indefesos, a falta de educação dos alunos, pois os pais não impõem limites, fazendo que ao chegarem ao âmbito escolar, desacatem professores e funcionários.    
            Idealizado em setembro de 2010, pelo TCEL Gomes filho, comandante do 2º BPM em Juazeiro do Norte e o CAP Agra filho, relações pública desse BPM. O Policiamento Segurança Educacional nasceu com a missão de afastar esses males das nossas crianças e jovens, buscando prevenir com a presença diária, dentro e nas proximidades das escolas e educar com diálogos, conversar e palestras.
É um Policiamento voltando especificamente aos estabelecimentos de ensino, onde são feitas rondas ostensivas e preventivas, além de palestras de variados temas, tais como: Prevenção ás Drogas, Direito humanos, noções de cidadania, civismo e patriotismo, questões ambientais etc.
Desenvolvido por uma Equipe de 16 policias, em quatro motos, dividido em quatro áreas de Juazeiro do norte, no horário das 06h30min ás 22h30min, totalizando uma assistência a mais de 80 escolas da rede pública Estadual e municipal, onde são feitas visitas diárias na entrada, intervalo e saída dos alunos.
Os policiais que fazem esse policiamento têm formação nos mais variadas áreas do conhecimento humano. Professores, pais de família, religiosos, ambientalista, políticos, membros de instituições. Fazendo que o corpo do policiamento tenha a grande função de repassar ensinamentos éticos, de cidadania, religiosos, profissionais, entre outros.
            Tendo como Objetivo principal promover o policiamento preventivo e comunitário, trazendo mais segurança e interação com alunos, pais, núcleo gestor, professores, funcionários. Como também trazer orientações educacionais no sentido dos mais importantes aspectos relevantes da vida.
           Outro aspecto trabalhando pelo policiamento é o solidário, ao decorrer desses meses foram desenvolvidas ações solidárias com crianças de escolas particulares, incentivando essas crianças a doações de brinquedos para alunos de escolas carentes. Com isso foram realizados dois eventos: O dia da criança solidária, onde mais de 500 alunos de uma escola publica municipal foram assistidas e o Natal segurança Solidária, onde 400 crianças de um orfanato também foram assistidas.
            O policiamento conseguiu arrecadar mais de 300 kg de alimentos não perecíveis para a Clínica de Reabilitação de Dependentes químicos Vida Livre - PREVIL, onde alunos de uma escola Estadual fizeram essas doações, mostrando que a semente da solidariedade foi plantada no coração desses alunos.        
             Dentro do Policiamento Segurança educacional também é desenvolvido o Programa Educacional De Resistência ás Drogas e a Violência – PROERD. Essencialmente preventivo, consiste em um currículo de 10 lições, sendo uma aula por semana, ministrada por policiais militares fardados a alunos do 5º e 6º anos, ou seja, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno PROERD.
            As ações do policiamento também são desenvolvidas em igrejas, associações, praças, eventos comunitários, trabalhando o aspecto comunitário da polícia militar, com bastante interação e diálogo, assim fomentando a participação de todos que fazem parte da sociedade, na construção de uma cultura de paz no seio da cidade.
            Podemos concluir que a confiança é galgada passo a passo Foi plantada uma semente que se espera colher frutos de paz e segurança no seio escolar. O trabalho desenvolvido pelos “anjos protetores” ou “professores fardados”, nomes que os próprios alunos adotaram para os policias, tem um grande valor para a construção de um futuro melhor para todos.

Um comentário:

  1. Ola, policiais da segurança educacional todos voceis estao de parabens, este policiamento nao tem dimençao da importacia que tem este trabalho nas escolas, e na comunidade,voces estao de parabens mesmo!!!

    ResponderExcluir